RELVAS_V3_web

Amateur – Um filme sobre Carlos Relvas

Este filme tem como objectivo recolocar a fotografia no tempo, integrando-a como objecto de estudo científico e artístico na história da modernização em Portugal.

Pioneiro da fotografia no Séc.XIX, Carlos Relvas foi um homem de cultura e inovação, que deixou um impressionante legado de aproximadamente 12.000 fotografias. A maioria destas foi cuidadosamente restaurada ao longo dos últimos anos e não são ainda do conhecimento público. A sua “casa- estúdio” na Golegã, (também ela magnificamente recuperada) é uma estrutura única e reconhecida como uma peça fundamental na história da fotografia a nível mundial.

E no entanto… Carlos Relvas e as suas fotografias são pouco conhecidas em Portugal e no mundo.

Ilustre Goleganense, fidalgo e cavaleiro tauromáquico, Carlos Relvas autointitulava-se fotógrafo amador porque considerava que assim se devia denominar quem amava a fotografia e a desenvolvia por pura paixão.

O filme dá visibilidade ao trabalho técnico e artístico de Relvas através dos seus retratos realizados no estúdio de luz natural da Golegã e em exteriores no Ribatejo, Lisboa, Porto e no estrangeiro. Imagens que nos trazem com surpreendente vivacidade espaços e vivências com mais de 100 anos.

logos-mini
Com

Alexandra Encarnação, Emília Tavares,
Filipe Alves, France Scully Osterman,
José Luís Neto, Luís Pavão,
Margarida Medeiros,
Maria do Carmo Séren, Mark Osterman,
Rute Magalhães, Sérgio Mah

Título Original: Amateur
Género: Documentário
País: Portugal
Ano: 2015
Realização Olga Ramos
Produção Pedro Canavilhas
Director de Produção Sebastião Albuquerque
Direcção de Fotografia Ricardo Rezende
Montagem Olga Ramos, Ricardo Rezende
WordPress Image Lightbox