Amateur – Um filme sobre Carlos Relvas

Este filme tem como objectivo recolocar a fotografia no tempo, integrando-a como objecto de estudo científico e artístico na história da modernização em Portugal.

Pioneiro da fotografia no Séc.XIX, Carlos Relvas foi um homem de cultura e inovação, que deixou um impressionante legado de aproximadamente 12.000 fotografias. A maioria destas foi cuidadosamente restaurada ao longo dos últimos anos e não são ainda do conhecimento público. A sua “casa- estúdio” na Golegã, (também ela magnificamente recuperada) é uma estrutura única e reconhecida como uma peça fundamental na história da fotografia a nível mundial.

E no entanto… Carlos Relvas e as suas fotografias são pouco conhecidas em Portugal e no mundo.

Ilustre Goleganense, fidalgo e cavaleiro tauromáquico, Carlos Relvas autointitulava-se fotógrafo amador porque considerava que assim se devia denominar quem amava a fotografia e a desenvolvia por pura paixão.

O filme dá visibilidade ao trabalho técnico e artístico de Relvas através dos seus retratos realizados no estúdio de luz natural da Golegã e em exteriores no Ribatejo, Lisboa, Porto e no estrangeiro. Imagens que nos trazem com surpreendente vivacidade espaços e vivências com mais de 100 anos.

Com

Alexandra Encarnação, Emília Tavares,
Filipe Alves, France Scully Osterman,
José Luís Neto, Luís Pavão,
Margarida Medeiros,
Maria do Carmo Séren, Mark Osterman,
Rute Magalhães, Sérgio Mah

Título Original: Amateur
Género: Documentário
País: Portugal
Ano: 2015
Realização Olga Ramos
Produção Pedro Canavilhas
Director de Produção Sebastião Albuquerque
Direcção de Fotografia Ricardo Rezende
Montagem Olga Ramos, Ricardo Rezende
WordPress Image Lightbox